Como fazer uma Santa Balada II

Quer fazer uma Festa para evangelizar e precisa de algumas dicas simples?
Então segue abaixo alguns pontos básicos que podem ser observados para seu evento ter mais chances de ser sucesso de evangelização!
Este post é um remake de um post antigo deste blog que você pode ler aqui.

  1. Tenha uma equipe com pessoas de confiança para trabalhar antes, durante e depois do evento. Inclusive pessoas para circular entre os jovens durante a festa para orienta-los, por exemplo, a não consumir drogas no recinto, ou a não “ficar” dentro da festa e assim evitar problemas. Chame gente alegre, que acolha o jovem e que preferencialmente goste de festas.
  2. Coloque pessoas (sensatas) de oração a frente. Prepare espiritualmente os integrantes da equipe que vai estar à frente, através de momentos de oração exclusivos para este propósito, missa e adoração. Isso serve de filtro para saber quem tem objetivo primeiro de evangelizar e quem não tem.
  3. Pense nas pessoas e não no dinheiro. Fazer uma festa para arrecadar fundos é bom, mas fazer isso evangelizando é muito melhor. Se não pensar nas pessoas em primeiro lugar, acabará fazendo coisas sem noção na evangelização. Uma festa custa dinheiro, então não faça distinção de jovens, chame todos!
  4. Crie uma identidade para a festa, com nome, tema, arte de divulgação. E mantenha a mesma identidade em todas as mídias de divulgação, pois isso mostra organização. Se possível peça ajuda a um profissional (ou estudante) de publicidade. Parece um item muito básico, mas, muita gente se perde neste ponto e acaba passando uma má impressão da festa.
  5. Divulgue para as pessoas certas e divulgue muito! Uma estratégia de divulgação fará você economizar e será mais eficiente no convite. Saiba quem você quer atingir e foque as mídias certas. Divulgue bastante, muito mesmo, pois a proporção convites/presenças é em média 500/1, isso mesmo, convide 500 para ter uma presença. Não é exagero.
  6. Não seja medíocre na divulgação. Este é apenas para reforçar o item anterior. Tem muita gente achando que um simples post no Facebook já é o bastante, sqn.
  7. Contrate atrações sérias, DJs e Bandas que vivam de evangelizar, consagrados, pessoas que deem bom testemunho. Não olhe apenas as músicas do repertório, mas o testemunho pessoal também. Mas não seja duro demais, tenha equilíbrio. Não chame qualquer um, mas não seja fariseu perfeccionista.
  8. Cuidado com o Som e Iluminação da pista. Aluguel de equipamento para a pista não é barato, mas, se economizar muito sua festa vai pro lixo. Sério! Nada de improviso, chame alguém sério para esta parte. Se colocar um som muito ruim ou insuficiente vai comprar briga com o DJ pois a culpa vai cair sobre ele. Não se iluda, as pessoas conhecem qualidade.
  9. Permaneça em oração durante o evento (“vigiar e orar”). É aconselhável manter uma equipe de intercessão durante todo o evento e fazer uma oração de renúncia no final com todos que trabalharam efetivamente.
  10. Escolha um local adequado, que não tenha restrições de som até altas horas, que comporte sua festa com conforto, sem dar a impressão de vazio e que preferencialmente não seja um lugar “sujo” nos dois sentidos.
  11. Prepare o ambiente para uma festa jovem, alegre, com decoração, iluminação e referencias claras do que se trata. Ex: Um crucifixo bem grande e iluminado no centro no palco, a palavra de Deus em cartazes em locais estratégicos. Não use bexiga, nem coisas clichês, não seja medíocre na ambientação, senão vai queimar seu filme, espantar os convidados e queimar o filme dos artistas. Seja estratégico para economizar. Um lugar bonito visualmente ajuda a economizar em decoração. Luzes coloridas economizam outros materiais.
  12. Cuidado com a iluminação geral, se o lugar for muito escuro não é bom, se for muito claro vai inibir as pessoas de se soltarem pra dançar, a dica é investir em iluminação colorida pelos cantos ou iluminação indireta.
  13. Elimine: cantos escuros, banheiros mistos, vendas de bebidas alcoólicas de qualquer tipo. É necessário deixar bem claro o que pode e não pode fazer nesta festa.
  14. Toda segurança é bem-vinda. Se for possível contratar seguranças é ótimo. É recomendável pedir que a Polícia acompanhe o evento e ter algum esquema de pronto atendimento. Particularmente nunca tive problemas, mas sempre tive em mente pessoas capacitadas a prestar primeiros socorros para estar junto da equipe.
  15. Chame a comunidade para estar junto dos jovens, ambientes “família” naturalmente previnem problemas. Festa boa é festa que o Pai pode ir junto (kkk). Mas cuidado para não constranger as pessoas que são o foco da evangelização.
  16. Disciplina e pontualidade. Nem preciso explicar esta parte, né? Até vai um atraso na abertura, para fazer a porta da festa ficar cheia de pessoas e dar uma boa impressão, mas bem breve. Fora isso, tudo deve ter hora certa, principalmente no palco.
  17. Alegria, muita alegria. Nada evangeliza mais que a alegria em servir ao Senhor. E uma festa alegre “bomba” naturalmente.

Se você tiver dicas gerais para uma festa (cristã) boa, mande para nós. Receberemos com alegria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer uma Santa Balada?

DJ Cristão! Uma missão, uma batalha!

O segredo dos melhores DJ's.